VII conferência municipal de Assistência Social

28/08/2019

O Conselho Municipal de Assistência Social, por meio da Prefeitura Municipal de Aracatu e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou nesta terça-feira dia 27, no auditório da secretaria de educação a VII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema:

ASSISTÊNCIA SOCIAL: DIREITO DO POVO COM FINANCIAMENTO PÚBLICO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL.

Em discurso durante abertura do evento, o secretário Antônio Silveira Maia falou da importância da conferência para promover melhorias nas políticas de assistência e que as conferências são uma vitória democrática, conquista pela população.

A conferência teve como palestrante, Maria Moraes de Carvalho, ela que é graduada em Ciências Contábeis, pela UFBA, Pós-graduada em contabilidade avançada, pela UCSAL e Pós-graduada em Psicopedagogia, pela UFBA, Mestrado em Gestão Executiva, pela UFBA.

Este movimento em defesa da democracia e da política pública de Assistência Social faz-se necessário em decorrência da posição contrária do governo e a consequente revogação das resoluções do CNAS que convocavam a XII Conferência Nacional de Assistência Social.
Consideramos de fundamental importância assegurar o ciclo de conferências, uma vez que estamos vivenciando o desmonte e o desfinanciamento da política pública de Assistência Social, comprometendo a sobrevivência de milhões de famílias, agravada pelo avanço da pobreza, do desemprego e das desigualdades. Além disso, o ciclo de conferências é fundamental para a garantia do direito constitucional à participação e ao controle social.

Contamos com a presença do Procurador do Munícipio, Kleber Lima, a 1º Dama, a Senhora Roseane Andrade, a secretária de saúde, Luciene Silveira, o vereador Ataíde, Dr.Bruno Lacerda diretor do curso de direito da faculdade Pitágoras, os trabalhadores do SUAS, os demandantes do SUAS, Sociedade Civil, representantes de associações, dentre outros.